sábado, 7 de março de 2009

DIÁRIOS DE MOTOCICLETA!


Antes de mais nada, devo recomendar um filme que todo latino-americano deveria assistir. Falo de "Diários de Motocicleta" , direção do brasileiro Walter Salles, estrelando Gael Garcia Bernal e Rodrigo de La Serna. O filme é baseado nos diários de Ernesto Che Guevara, figura que teria um dos rostos mais conhecidos da humanidade, narrando suas experiências por aquele continente que só conhecia em livros, junto com seu melhor amigo, Alberto Granado.
A viagem ocorreu no início da década de 50 e para os dois amigos tudo o que vivenciaram mudaram drasticamente suas vidas. Principalmente a de Che,que anos depois participaria da Revolução Cubana ao lado do grande líder Fidel Castro.
Os dois amigos puderam presenciar muitas injustiças por onde passaram. Em trechos do filme, quando eles estão em Cuzco no Peru,eles ficam muitos admirados com o império que fora construído pelos incas, e totalmente destruído pelos espanhóis. Inclusive Che diz: -malditos espanhóis,eles tinham a pólvora...
Em outro momento do filme, os dois amigos que eram estudantes de medicina foram a uma aldeia para tratarem de pessoas que tinham lepra. Logo ao serem recebidos por um médico local que lhes oferece uma luva para não terem contato com os enfermos, e eles não aceitam(momento que demontra um caráter intocável e generoso). Ernesto deixou um pedaço seu para as pessoas daquela aldeia no Peru, inclusive ao deixarem o local percebe que o rio separava os doentes dos sãos. Uma passagem muito bonita do filme!
Enfim, o filme é uma verdadeira aula sobre a história do continente latino-americano. Em um trecho ele diz querer a América maiúscula ,ou seja, todo o continente, não a América que os estadunidenses insistem em chamar o seu país, cujo nome é Estados Unidos da América.
Outro momento do filme narra um trecho de um livro que resume exatamente a região que abrange desde o México até o Estreito de Magalhães.
"Somos muito pouco para nos dividirmos
Tudo nos une
Nada nos separa"
Apesar de haver diferenças linguísticas, somos todos unidos pelo nosso passado de exploração pelos europeus. Cada povo vivenciou as mesmas torturas de grupos europeus que só queriam tirar o que era o nosso melhor, tanto no aspecto natural quanto humano.
Deveríamos sentir que temos muito mais semelhanças que diferenças. Infelizmente vemos regiões da América-Latina extremamente paupérrimas, enquanto outra que se igualam a valores europeus. ENFIM...nosso povo tem uma cultura esplendorosa que invade séculos, onde nenhum grupo de estrangeiros que venham com armas e se julguem superiores pode nos tirar.


Curiosidade o ator que fez Alberto Granado,Rodrigo de La Serna,é primo de segundo-grau de Che Guevara!

3 comentários:

  1. Moça, moça...nem vi esse filme ainda sabia?? Também não sou lá mtu fã du Che, mas eh issu msm... sahuashuashasuh
    cada povo tem sua história, sua cultuyra....e nada nem ninguem pode tirá-la! xD
    xeru

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica,adoro esses tipos de filme.Gostei muito do seu blog,depois da uma olhadinha no meu ia ficar bem feliz!;D!

    ddcomedy.blogspot.com

    Bjuns!

    ResponderExcluir
  3. Oi, te indiquei para receber o selo "Jovens que Pensam"..... acesse e pegue lah ;)

    http://jaconapacheco.blogspot.com/

    ResponderExcluir