sábado, 18 de abril de 2009

A troca da vida pelo vício. Será que vale a pena?


Fiquei bastante chocada quando vi fotos do ator de Ghost, Patrick Swayze(52), já em estado terminal. Lutando e vivendo cada dia sem saber se será seu último, o câncer no pâncreas causado pelo vício de cigarro está tão avançado, que o ator está com uma aparência de um senhor de 80 anos. Os cabelos já caíram com a quimioterapia. Tudo isso me causou uma reflexão de como é o vício, seja ele por cigarro ou por tantos outros. Alguns avaliam como uma vontade súbita e incontrolável de comer chocalate,por exemplo. Pensando no vício e como ele controla quem o tem, é como uma troca que a pessoa está fazendo: a sua vida pela vontade interminável de alguma coisa que não lhe trará bons frutos. Alguns acreditam que quem tem o controle pela vida é quem a possue e no caso dos viciados é o vício que a controla, seria como se uma máquina estivesse sobre o controle. O controle sobre o nosso corpo parte do cérebro e apenas cumprimos sua ordens e ponto. Mas quando se tem total controle das escolhas e opções para seguir ele fica fora disso(de forma mais genérica). É o chamado livre-arbítrio, você será responsável pelas suas escolhas. Se elas forem positivas você terá um caminho pacífico, do contrário o caminho errado o levará a uma vida conturbada e cheia de angústias. Claro que só os que lidam com os vícios sabem o quanto é difícil esta situação, entretanto o que me angustia é ver muitos não se darem conta do labirinto que se encontram, onde a saída pode ser a recuperação plena ou o fim da linha. Conselhos soam para eles como papo furado e não lidam da forma que deveriam com a situação. Mas como dizem, a vida é sábia, e somente ela será capaz de dar a resposta que muitos procuram no lugar errado.

4 comentários:

  1. Bem, eu tenho uma opnião formada a cerca desse assunto...
    As pessoas, os seres humanos em sua maioria, são covardes!
    Não conseguindo encarar de frente os problemas, as angusticas, se refugiam em coisas pequenas que são os viciso... Esses vicios (qlqr coisa consumida em excesso pq td d+ eh sobra) acabam tornando-se uma valvula de escape que a curto prazo podem trazer conforto e alivio mas a long prazo podem tirar a vida.... O.o

    Bju

    ResponderExcluir
  2. Denise, concordo com você. Fotos atrás de pacotes de cigarro e pessoas morrendo de câncer não faz ninguém pensar duas vezes antes de começar a usar já que é uma droga liberada!
    Obrigada pelo elogio ao meu blog =]
    beijoos

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe é fã desse ator. Por esse filme e também pelo Dirty Dance. Com certeza hoje ele escolheria ter largado o vício, mas preferiu morrer aos poucos. Escolha própria.

    ResponderExcluir
  4. cada um escolhe fazer o que quiser de sua vida, todos sabem o que é prejudicial mas porque então continuam a fazer? pelo prazer momentaneo que causa e que traz serias consequencias a longo prazo? bem... é como dizem, tudo que é bom e da prazer, é ilegal ou mata,infelizmente.

    ResponderExcluir